metascience-press-03metascience-press-03metascience-press-03metascience-press-03
  • Início
  • Sobre
  • Serviços
  • Cursos
    • Certificação
    • Vida Ativa
    • Instituto Sandro Valente
    • College of Palliative Medicine of Sri Lanka
  • Livros
    • Ações da Interleucina-6
    • Como Viver Mais e Melhor
    • Functional Foods And Nutraceuticals
  • Notícias
  • Artigos
  • Contato
✕
  • Início
  • Notícias
  • Pesquisa Científica
  • A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) lançou o novo consenso de DHA durante o Congresso Brasileiro de Nutrologia
Aluna e docentes do curso de Medicina da UNIFEV publicam artigo em revista científica internacional
9 de março de 2023
Idiberto Zotarelli-Filho invited to submit work to Nature Portfolio’s Special Collection on Cancer Research
12 de abril de 2023

A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) lançou o novo consenso de DHA durante o Congresso Brasileiro de Nutrologia

Publicado por MetaScience Press em 4 de abril de 2023
Categorias
  • Pesquisa Científica
Marcações
  • artigo acadêmico
  • artigo científico
  • artigos acadêmicos
  • artigos científicos

A diretriz traz novos direcionamentos quanto ao consumo de peixes, à ingestão do nutriente e suplementação, especialmente durante a gestação e nos primeiros cinco anos de vida.

O documento é uma atualização do consenso de 2014, com base em novos estudos e evidências.

II Consensus of the Brazilian Nutrology Association on DHA recommendations during pregnancy, lactation and childhood

Do grupo do ômega 3, o DHA (ácido docosahexaenoico) desempenha um papel fundamental para a formação neurológica e cognitiva humana, além de ter ação primordial no desenvolvimento e funcionamento da retina e do sistema nervoso central.

Encontrado especialmente em peixes marinhos como arenque, atum silvestre, sardinha e presente no óleo de krill e em microalgas, o seu consumo está bem abaixo do indicado no país, segundo o documento.

“Uma criança pequena, por exemplo, precisa ingerir diariamente, no mínimo, 100 mg de DHA, já um adulto varia entre 200 e 500 mg/dia. A média brasileira, no entanto, é de apenas 31,4 mg/dia, sendo portanto 70% menor do que o recomendado”, destacou o diretor científico da DSM, Héctor Cori, que participou do novo consenso da ABRAN.

O consumo de peixes também é baixo no Brasil. A média mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 kg por ano para cada habitante, mas no Brasil, o índice chega aos 9 kg/ano/habitante, 10 kg a menos que a média global.

Mais sobre DHA

O DHA é o principal ácido graxo presente na substância cinzenta do cérebro: “Ele corresponde a 15% do total de ácidos no córtex frontal do ser humano. Estamos falando de rapidez de informação, de raciocínio e cognição, inteligência de uma maneira geral”, informou o médico pediatra e diretor da ABRAN, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida

Na opinião de Héctor Cori, essa é uma das moléculas mais importantes da nutrição moderna. “Na gravidez, pode prevenir o risco de parto prematuro, influenciar nas respostas imunes e na proteção alérgica e infecciosa, além de proporcionar benefícios cognitivos e visuais até os 15 anos de idade”.

Em adultos, a substância também pode reduzir o risco de morte coronária, eventos coronários em geral e, combinado ao ácido eicosapentaenoico (EPA), baixar os níveis de triglicerídeos em cerca de 15%, como mostram estudos presentes no consenso.

Posição do Brasil no ranking da América Latina

Um levantamento que analisa a ingestão média de 76 países em desenvolvimento, colocou o Brasil como o segundo pior da América Latina, dentre as sete nações analisadas: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru. Com índice de 31,4 mg/dia, fica à frente somente do Paraguai (24,2) e distante do líder Guiana (98,1).

Os possíveis motivos apontados pelo novo consenso da ABRAN para o baixo consumo no Brasil são: preços elevados, dificuldade de distribuição de peixe fresco na maior parte do país, preferência por outros tipos de carne, baixa qualidade do produto em feiras e mercados livres e o fato de o preparo ser considerado mais difícil.

“É preciso sempre estimular o consumo desse grupo de alimentos, sobretudo os pescados marinhos, por meio de preparações culinárias, desde a infância, para que esse hábito passe de geração em geração”, destacou a nutricionista e uma das autoras do consenso, Carolina Pimentel.

No entanto, a especialista explica que os peixes brasileiros têm uma taxa muito baixa de conversão em DHA, o que torna ainda mais difícil alcançar os níveis ideais. “Paralelamente, é preciso garantir o acesso ao DHA e isso deve ser prescrito para todos aqueles que tenham necessidades especiais como gestantes, lactantes, crianças e outros indivíduos”, enfatizou.

“Os médicos podem contribuir para reverter esse cenário se atualizando em fontes confiáveis, como os portais das sociedades científicas e associações médicas, como a ABRAN. Para ajudar nesse processo de busca pela informação, costumamos “mastigar” no portal da entidade os dados que a ciência traz, uma vez que a produção científica hoje é gigantesca. Por sua vez, os médicos podem colaborar procurando fontes confiáveis e não qualquer fonte de informação, como as redes sociais de qualquer espécie”, enfatizou o diretor da ABRAN, em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

Fonte

Compartilhar
MetaScience Press
MetaScience Press
Dr. Idiberto José Zotarelli Filho é um destacado professor no Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Engenharia de Alimentos na Unesp. Sua atuação se estende a várias áreas, incluindo a de editor convidado da Frontiers in Neurosciences e editor chefe do International Journal of Nutrology e do MedNEXT Journal of Medical and Health Sciences. Além disso, ele se dedica à pesquisa em saúde pública, medicina paliativa e regenerativa, e cirurgia bariátrica e metabólica. Zotarelli Filho também é professor colaborador em pesquisa de medicina regenerativa com células tronco e biomateriais. Ele atua como embaixador e editor do Brasil na Editora Bentham Science Publishers e como editor associado convidado principal para Frontiers in Neuroscience. Sua formação inclui um programa de pesquisa clínica, escrita científica, tratamento estatístico e bioética pela Duke University. Zotarelli Filho foi keynote speaker no 18º Global Summit On Stem Cell & Regenerative Medicine e ganhou um prêmio internacional pelo melhor estudo científico no Sexto Congresso Mundial de Terapia Celular e Células-Tronco.

Postagens relacionadas

29 de abril de 2025

IV COMEJ 2025 – Avanços em Nutrologia e Intervenções Probióticas para Doenças Autoimunes


Leia mais
31 de março de 2025

International Journal of Nutrology ganha visibilidade global com atualizações nas bases da Elsevier


Leia mais
10 de fevereiro de 2025

International Journal of Nutrology agora disponível nos resultados de busca do Elsevier/Scopus


Leia mais

Pesquisar

✕

Categorias

  • Nutrição (7)
  • Pesquisa Científica (38)
  • Scientific Research (34)

Últimas notícias

  • 0
    IV COMEJ 2025 – Avanços em Nutrologia e Intervenções Probióticas para Doenças Autoimunes
    29 de abril de 2025
  • 0
    International Journal of Nutrology ganha visibilidade global com atualizações nas bases da Elsevier
    31 de março de 2025
  • 0
    MetaScience Press and Dr. Julian Yin Vieira Borges launches a revolutionary guide to nutritional wellness
    18 de fevereiro de 2025
MetaScience Press

Grupo especializado em desenvolvimento, publicação, gestão e divulgação de artigos, periódicos e revistas científicas online.

Contato

Telefone:
+55 17 992226366

Email:

[email protected]
Endereço

Rua/Bairro:
Rua Francisco Fernandes Alonso, 134 - Jardim Herculano

Cidade:
São José do Rio Preto

Estado:
São Paulo

País:
Brasil

Parceiros
Signatários
© 2025 MetaScience Press - The Best Science | SET Marketing Digital

WhatsApp: (17) 99222-6366