Os nutricionistas sabem quão importante é uma alimentação equilibrada e saudável para o bom funcionamento do corpo, bem como para favorecer a longevidade saudável com qualidade de vida. Por isso, ao desenvolver um plano alimentar para atletas, deve executá-lo com muito cuidado e atenção, pois precisa levar em consideração vários pontos-chave, como:
Por isso, é importante avaliar esses tópicos ao montar um plano alimentar para atletas, seja amador ou de alto desempenho, para potencializar o desempenho durante as atividades físicas e garantir o aporte calórico necessário para que o corpo suporte o desgaste durante as atividades.
Leia também: Qual a importância dos alimentos para nossa saúde?
Quais são os pontos fundamentais para a elaboração do plano alimentar?
Timing das Refeições: É fundamental destacar os horários adequados de cada refeição, planejar as refeições pré, durante e pós-treino, salientando os alimentos que devem ser consumidos para fornecer energia durante o treino e após, para auxiliar na recuperação muscular com a ingestão de proteínas e carboidratos em momentos estratégicos. As refeições pré-treino têm como objetivo estabilizar o açúcar no sangue, aumentar levemente as reservas de glicogênio do fígado e dos músculos; para isso, essa refeição deve conter elevada quantidade de carboidratos, moderada de proteínas e relativamente baixa de gordura. Durante a prática do exercício, os estoques de glicogênio vão sendo degradados à medida que a atividade se prolonga, sendo necessária uma reposição de carboidratos quando esta exceder 60 minutos, para manter o rendimento esportivo e retardar o aparecimento da fadiga. Alguns estudos mostram um maior benefício no consumo de carboidratos com intervalos regulares de 15 a 20 min do que ingeridos de uma única vez no final do exercício, pois ajudam a manter a glicemia, poupar o glicogênio, reduzir os níveis de hormônios de estresse e melhorar a imunidade. Nas refeições pós-treino, o mais importante é fornecer carboidratos de alto índice glicêmico, juntamente com proteínas e alimentos que ajudem na reposição hídrica, devendo evitar alimentos gordurosos porque podem causar desconforto abdominal. A recomendação de carboidratos a ser consumida no pós-treino (4 a 5 horas após a atividade física) pode variar entre 0,7 a 1,5g/kg de peso.
Nunca devemos esquecer de que a alimentação, hidratação adequadas e o treinamento físico estão sempre juntos e que todo atleta ou praticante de atividade física deve ter consciência de que uma alimentação adequada é primordial para suprir as necessidades energéticas e nutricionais aumentadas devido à prática esportiva. É necessário ficar atento ao tipo e quantidade de alimento que deverá ser ajustado de acordo com suas necessidades e com seus gastos calóricos, fazendo com que os nutrientes sejam mais bem utilizados, fornecendo a energia necessária para o mesmo, mantendo seu desempenho. Em alguns casos, há necessidade de suplementação devido a algumas carências nutricionais ou complementação do aporte calórico, que devem ser prescritos por nutricionistas ou médicos, sempre em conjunto com uma dieta bem orientada de acordo com a atividade realizada.
Leia também: A importância da Nutrição no tratamento e prevenção de lesões em atividades físicas
Luciana Mirela Mendes Maluf é um nome que ressoa com autoridade e experiência no campo da saúde em São José do Rio Preto/SP. Sua jornada profissional, abrange mais de duas décadas de um rico e variado conjunto de experiências, habilidades e conhecimentos que a tornam uma profissional altamente qualificada e respeitada em sua área.
Iniciando sua carreira na saúde no ano 2000, Luciana se formou em Enfermagem pela renomada Tecmed ( Coren-SP 151427 ). Sua especialização em exames médicos, cirurgias oftalmológicas, instrumentação cirúrgica e central de materiais hospitalares a tornou uma enfermeira de confiança e competência inquestionável.
Em 2010, Luciana começou a trabalhar na Fundação Faculdade Regional de Medicina e no Hospital de Base de São José do Rio Preto/SP, onde aprimorou ainda mais suas habilidades e adquiriu uma riqueza de experiências.
Em 2020, buscando conhecimento especializado e um maior aprimoramento profissional ela se formou em Nutrição pelo Centro Universitário UNiRP de São José do Rio Preto/SP ( CRN-3 65659/P ). Sua pesquisa sobre “A influência do Sono no Ganho de Peso” foi um marco importante em sua carreira e contribuiu para aprofundar sua compreensão da Nutrição e da saúde em geral.
Luciana desenvolveu uma paixão especial pela Nutrição Esportiva. Ela acredita firmemente que a Nutrição adequada é a chave para o desempenho atlético de ponta e a recuperação eficaz. Com seu conhecimento aprofundado e abordagem científica, ela tem ajudado atletas a atingir seus objetivos nutricionais e de desempenho, orientando seus pacientes sobre como podem melhorar o desempenho, acelerar a recuperação após o treino, prevenir lesões e manter um peso saudável.
Luciana também entende que cada atleta é único e, portanto, requer um plano de Nutrição personalizado, ela se dedica a fornecer orientação nutricional personalizada que atenda às necessidades específicas de cada atleta.
Hoje, com a combinação única de suas habilidades em Enfermagem e Nutrição, Luciana Mirela Mendes Maluf é uma força a ser reconhecida no campo da saúde. Ela continua a fazer a diferença na vida de seus pacientes, fornecendo cuidados de saúde de qualidade e orientação nutricional especializada.
Sua paixão e comprometimento com a excelência são evidentes em cada aspecto de seu trabalho. Luciana será a nova colunista do Blog fornecendo insights valiosos sobre Nutrição. Seu compromisso com a saúde e o bem-estar, juntamente com sua vasta experiência em Enfermagem e Nutrição, fazem dela uma fonte confiável de conselhos e orientações.
WhatsApp: (17) 99222-6366