Uma vez que a atividade física seja regular, ela reduz o aparecimento de inúmeras doenças como por exemplo, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras.
Pensando nos benefícios que a mesma traz, tem-se os atletas como ponto de referência e bom exemplo de bem-estar físico. Em contrapartida, devido à intensidade dessas atividades, em que muitas vezes os atletas são levados à exaustão durante as competições por esforços excessivos, pouco descanso ou recuperação deficiente após o exercício, as Lesões Desportivas (LD) tornam-se cada vez mais frequentes prejudicando o atleta e seu clube de várias formas.
Apesar dos avanços em relação aos conhecimentos sobre técnicas de treinamento, alimentação e suplementação em diversas modalidades desportivas, ainda há uma elevada incidência de lesões, sendo as mais comuns as musculares, ligamentares, de tendões e as ósseas, influenciando muito o desempenho e rendimento desportivo.
A pouco tempo, surgiu um novo tipo de lesão no rol dos atletas de elite, devido ao alto nível de competitividade e desempenho exigido, denominada de “overuse” também conhecida como tendinite, osteoartrite, ou seja, micro lesões repetitivas causadas no mesmo tecido ou estrutura ao longo do tempo.
O que muitas pessoas não sabem e nem imaginam é que a nutrição tem um papel importantíssimo na prevenção de lesões, pois, a qualidade da alimentação de um atleta está diretamente ligada à sua performance, já que nosso corpo precisa da alimentação para manter suas funções.
É por meio da alimentação que se obtém energia que o organismo precisa para a construção de músculos e fortalecimento de tecidos, por isso, a importância de uma dieta balanceada de acordo com os objetivos dos atletas.
Como a Nutrição ajuda a evitar lesões em atividades físicas?
A nutrição pode ajudar de várias formas, entre elas:
Quando ocorre uma lesão a maior preocupação com o atleta é a perda de massa muscular progressiva, durante essa fase, as intervenções nutricionais devem atenuar tanto quanto for possível, a diminuição da síntese proteica muscular, sendo necessário um aporte proteico adequado.
Por isso, a proteína (Pleiotrophin PTN) é o macronutriente mais utilizado, pois elas funcionam como “blocos” para construção de músculos, tendões e outros tecidos moles necessários para o bom funcionamento do nosso corpo de até 2,0g PTN/kg para evitar a perda de massa muscular durante a recuperação de lesão.
Suplementos que podem ajudar na recuperação de lesões
Desta forma, analisando em uma balança os riscos e benefícios, bem como as vantagens da prática de atividade física para saúde física e mental, compensa-se o risco de lesão desportiva.
Acabar definitivamente com a ocorrência das lesões desportivas é praticamente impossível, então, cabe aos profissionais e aos atletas adotarem medidas destinadas a diminuir a probabilidade de lesões, atentando-se principalmente quanto a ingesta calórica e energética, déficit de macronutrientes, a fim de melhorar o estado nutricional e o desempenho dos atletas.
Luciana Mirela Mendes Maluf é um nome que ressoa com autoridade e experiência no campo da saúde em São José do Rio Preto/SP. Sua jornada profissional, abrange mais de duas décadas de um rico e variado conjunto de experiências, habilidades e conhecimentos que a tornam uma profissional altamente qualificada e respeitada em sua área.
Iniciando sua carreira na saúde no ano 2000, Luciana se formou em Enfermagem pela renomada Tecmed ( Coren-SP 151427 ). Sua especialização em exames médicos, cirurgias oftalmológicas, instrumentação cirúrgica e central de materiais hospitalares a tornou uma enfermeira de confiança e competência inquestionável.
Em 2010, Luciana começou a trabalhar na Fundação Faculdade Regional de Medicina e no Hospital de Base de São José do Rio Preto/SP, onde aprimorou ainda mais suas habilidades e adquiriu uma riqueza de experiências.
Em 2020, buscando conhecimento especializado e um maior aprimoramento profissional ela se formou em Nutrição pelo Centro Universitário UNiRP de São José do Rio Preto/SP ( CRN-3 65659/P ). Sua pesquisa sobre “A influência do Sono no Ganho de Peso” foi um marco importante em sua carreira e contribuiu para aprofundar sua compreensão da Nutrição e da saúde em geral.
Luciana desenvolveu uma paixão especial pela Nutrição Esportiva. Ela acredita firmemente que a Nutrição adequada é a chave para o desempenho atlético de ponta e a recuperação eficaz. Com seu conhecimento aprofundado e abordagem científica, ela tem ajudado atletas a atingir seus objetivos nutricionais e de desempenho, orientando seus pacientes sobre como podem melhorar o desempenho, acelerar a recuperação após o treino, prevenir lesões e manter um peso saudável.
Luciana também entende que cada atleta é único e, portanto, requer um plano de Nutrição personalizado, ela se dedica a fornecer orientação nutricional personalizada que atenda às necessidades específicas de cada atleta.
Hoje, com a combinação única de suas habilidades em Enfermagem e Nutrição, Luciana Mirela Mendes Maluf é uma força a ser reconhecida no campo da saúde. Ela continua a fazer a diferença na vida de seus pacientes, fornecendo cuidados de saúde de qualidade e orientação nutricional especializada.
Sua paixão e comprometimento com a excelência são evidentes em cada aspecto de seu trabalho. Luciana será a nova colunista do Blog fornecendo insights valiosos sobre Nutrição. Seu compromisso com a saúde e o bem-estar, juntamente com sua vasta experiência em Enfermagem e Nutrição, fazem dela uma fonte confiável de conselhos e orientações.
WhatsApp: (17) 99222-6366